Vamos agora colocar um pouco de cor em nossas vidas científicas. Uma experiência bem simples, mas para quem gosta de ciência e de arte ela é ótima.
Você vai precisar de:
- 1 prato fundo
- um pouco de leite
- corantes de alimento (pelo menos duas cores diferentes) como os da foto abaixo:
![Tubos de corante alimentício - Tubos de corante alimentício Tubos de corante alimentício - Tubos de corante alimentício](http://blog.madscience.com.br/up/m/ma/blog.madscience.com.br/img/.thumb_corantes_pts.gif)
- 1 palito de dente
- Detergente de cozinha
Coloque um pouco de leite num prato fundo e deixe descansando alguns minutos para que o leite esteja sem se mover no prato.
Pingue algumas gotas de corantes de alimentos de cores diferentes. è importante que você não misture as gotas de corante. As cores devem estar separadas.
Pegue um palito de dente e molhe a pontinha com um pouco de detergente para louças. Não é necessário colocar muito detergente, só coloque um pouco na ponta do palito.
Rapidamente, coloque o palito no meio de alguma mancha de tinta. E repita o mesmo nas outras manchas.
E…Plaft! As cores explodem por todo o leite!!! Dá até para fazer pinturas, desenhos, um mosaico!
Mas espere, isso não é mágica. É ciência!!
Mas na realidade o que foi que aconteceu?
Quando colocamos o corante na superfície do leite, eles não se mistura nem com o leite, nem com as outras cores. Cada corante formou uma mancha separada da outra.
No momento que colocamos o palito de dente com um pouquinho de detergente dentro das manchas, elas pareciam explodir!
Isso que vimos aqui foi um exemplo de como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.
A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. formando quase uma “pele” acima do leite. É a chamada TENSÃO SUPERFICIAL. O detergente consegue ROMPER a tensão superficial e as cores explodem! Ou seja, elas se misturam tanto com o leite, quanto entre elas mesmas, uma vez que não existe mais nenhuma “pele” que as segure.
E não é apenas o leite que possue a Tensão Superficial. A água também possui. Por isso vemos, principalmente no inverno, folhas caídas em lagos ou poças d’água sem afundarem.
Essa moeda não afunda no copo com água devido à Tensão Superficial, que aje como uma “pele” sobre a água segurando a moeda.
1 Comentário:
muito bom!
Postar um comentário