A vida de um cientista não feita apenas de reações químicas, foguetes e explosões. Nós temos muitos altos e baixos: estamos no topo do mundo e de repente, uma experiência que não saiu do jeito que nós esperávamos nos afunda lá pro fundo do mar. É exatamente por isso que nós estudamos também os oceanos, as lagoas e os submarinos (que nos ajudam a voltar para superfície).
Você sabe como funciona um submarino?Agora é sua vez, aluno, construir um submarino. Vamos á esperiência:
Submarino é uma embarcação especializada para operar submersa,ou seja, embaixo da água. S
Os submarinos englobam uma vasta gama de tamanho de embarcação. Desde embarcações de duas pessoas que são utilizadas para explorar a superfície marinha por poucas horas até os submarinos russos da Classe Typhoon, os quais permanecem submersos por metade de um ano e carregam mísseis nucleares suficientes para destruir centenas de cidades. Há também submarinos especializados em resgate de submarinos e pequenos submarinos movidos por uma pessoa elaborados para competição entre as universidades.
Você vai precisar:
- 1 Copo d’água
- 1 Garrafa de plástico transparente com água
- 1 Tampa de caneta sem furo na ponta
- Massa para modelar
Como fazer:
1-Faça uma bola de massinha
2-Prenda a massinha na parte de baixo da tampa
3-Para saber se a tampa da caneta está correta, coloque-a dentro do copo d’água ( a tampa deverá ficar flutuando na posição vertical; se for preciso, tire ou coloque mais massinha).
4-Coloque a tampa dentro da garrafa com água
5-Tampe a garrafa
O que aconteceu?
O submarino está flutuando. Mas se você apertar os lados da garrafa, o submarino desce.
E por que aconteceu?
A tampinha só flutua quando está cheia de ar. Quando você aperta a garrafa a água entra dentro da tampinha, comprimindo o ar, assim ela fica pesada e afunda.
A massinha é como se fosse o corpo (tanque) especial que os submarinos têm. Eles enchem o tanque de água, o submarino afunda. Esvaziam o tanque, o submarino sobe.
Comentários:
Postar um comentário