Excetuando-se as classes novas, todo ano começa-se com uma classe que já se conhece e como professor você tem que conhecer a todos e tentar integrá-los ao máximo. Essa dinâmica proposta mostra que nem sempre a gente conhece bem quem está do lado, nosso conhecimento é muito limitado e restringe-se ao ambiente em que estamos.
Essa dinâmica é muito útil porque ao dar as aulas é necessário mostar que se está ensinando à realidade do aluno. É importante saber do que eles gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.
É entregue um pedaço de papel a cada aluno e diz-se que terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como 'tenho olhos verdes' e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como 'já fui ao México', por exemplo.
É pedido a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que o professor guardará esses papéis para uso posterior quando for preparar as aulas). É escolhido um papel aleatoriamente e lido a primeira frase, pergunta-se de quem é. A classe vai dando seus palpites e instrui-se aos alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.
Anota-se na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolhe-se outro papel. Vai lendo-se as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.
No final todos já estão ansiosos e o professor lê a frase e diz: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faz algumas perguntas sobre a frase à aluna. E vai fazendo isso até terminar e depois pergunta-se aos alunos o que acharam da brincadeira.
Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles.
Comprove com suas turmas.
E deixe um comentario em nosso blog
Essa dinâmica é muito útil porque ao dar as aulas é necessário mostar que se está ensinando à realidade do aluno. É importante saber do que eles gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.
É entregue um pedaço de papel a cada aluno e diz-se que terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como 'tenho olhos verdes' e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como 'já fui ao México', por exemplo.
É pedido a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que o professor guardará esses papéis para uso posterior quando for preparar as aulas). É escolhido um papel aleatoriamente e lido a primeira frase, pergunta-se de quem é. A classe vai dando seus palpites e instrui-se aos alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.
Anota-se na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolhe-se outro papel. Vai lendo-se as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.
No final todos já estão ansiosos e o professor lê a frase e diz: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faz algumas perguntas sobre a frase à aluna. E vai fazendo isso até terminar e depois pergunta-se aos alunos o que acharam da brincadeira.
Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles.
Comprove com suas turmas.
E deixe um comentario em nosso blog
Comentários:
Postar um comentário