Autor:Paulo Henrique G. Ferreira
Introdução
As substâncias podem ser classificadas em dois grupos:As polares e as apolares.
A água faz parte das polares.Uma gota d’água é constituída de minúsculas outras gotinhas iguais(moléculas) que juntas formam uma gota maior visível a olho nú.Todas as substâncias que possuem suas partes minúsculas “parecidas” com as da água são do grupo das polares.
Já o óleo,faz parte das apolares.Uma gota de óleo é constituida de minúsculas gotinhas iguais que se repetem e constituem toda a gota.Elas são bem “diferentes” das da água.Então ,toda substância que suas minúsculas partes forem parecidas com as do óle são do grupo das apolares.
Aindas têm-se as substâncias em que suas minúsculas partes parecem um pouco com as da água e um pouco com as do óleo.São conhecidas como substâncias anfóteras.
As Substâncias polares misturam entre si e as apolares entre si também.Mas as polares e as apolares não se misturam,pois são muito diferentes umas das outras.Elas não se dão certo.As substâncias anfóteras misturam tanto com uma quando com a outra.
Algumas substâncias anfóteras tem a capacidade de de interagir com os dois grups e fazê-los com que s misturem.
Objetivo
Objetivo
Esse trabalho tem como objetivo caracterizar a diferença entre a polaridade das substâncias, demosntrando na prática as interações ou não existentes entre elas.
100 mL de água
100 mL de álcool
30 mL de detergente
Duas colheres de sopa para mexer as misturas
Um idrocor para identificar os potinhos.
Abrir os três potinhos;
Identificá-los ,colocando os nomes: água + óleo no primeiro, água + álcool no segundo e Óleo + Álcool no terceiro.
Primeiramente, depois de identificá-los, encher 1/3 dos potinhos 1 e 2 com água e o terceiro 1/3 com óleo.
Depois colocar 1/3 de álcool no potinho 2.
Posteriormente colocar 1/3 de álcool no potinho 3.
Mostrar aos alunos que a água não mistura como óleo,pois são polares e apolares.
Mostrar aos alunos que álcool mistura tanto com a água quanto com o óleo, demosntrando que é uma substância anfótera.
Ao final colocar 1/3 de detergente no potinho 1 e misturar com a colher de sopa limpa.
Mostrar aos alunos que a água misturou com o óleo, demostrando que o detergente é uma substância anfótera capaz de unir uma substância polar com outra apolar.Por isso que lavamos as louças com detergente, pois ele interage a água da torneira com o óleo das louças, fazendo que o óleo saia com a passagem da água.
2 Comentários:
entao no pote 1 concluimos que uma das substancias e apolar e a outra e polar. mas qual e qual? como saber isso? agradeco o esclarecimento
Anfótera não relacionado a acidez e basicidade do composto?
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