Os filmes indicados abaixo podem ser assistidos em sala de aula e servir como temas para debates e trabalhos escritos, desde que estabeleça relação com o conteúdo programático.
As características da linguagem cinematográfica podem ser trabalhadas, a linguagem verbal e a não-verbal. Essa última é marcante em filmes pelo recurso audiovisual, que pode ser reformulado para estudo da palavra, do som, da imagem e/ou da relação entre eles.
Há vários tipos de abordagens que o educador pode fazer de um filme como recurso pedagógico: pode se fazer uma resenha sobre o filme, um artigo, a elaboração da ficha técnica, a sinopse, uma crítica, o desenho da cena mais emocionante ou mesmo a análise da linguagem feita através do cartaz do filme, o estudo sobre a linguagem persuasiva e/ou a linguagem imperativa. No caso dos filmes de adaptação de obras literárias, o professor pode propor um trabalho de contraposição entre obra literária e adaptação cinematográfica.
As características da linguagem cinematográfica podem ser trabalhadas, a linguagem verbal e a não-verbal. Essa última é marcante em filmes pelo recurso audiovisual, que pode ser reformulado para estudo da palavra, do som, da imagem e/ou da relação entre eles.
Há vários tipos de abordagens que o educador pode fazer de um filme como recurso pedagógico: pode se fazer uma resenha sobre o filme, um artigo, a elaboração da ficha técnica, a sinopse, uma crítica, o desenho da cena mais emocionante ou mesmo a análise da linguagem feita através do cartaz do filme, o estudo sobre a linguagem persuasiva e/ou a linguagem imperativa. No caso dos filmes de adaptação de obras literárias, o professor pode propor um trabalho de contraposição entre obra literária e adaptação cinematográfica.
Nossas sugestões são:
Desafiando
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyaRXLTXUFYVwbfaLjCrKAu86Nh1f2pKCBU_wkfRFXCa3YLWR5WzAd6Wr1-zBTAFdp5yYbn49plyVLM5EJOMNT_1IssOWArcrFIZtzFcAZgiUEPWDUQjZn_MuZwor5TRjcSQNnr1bx-aIC/s320/Desafiando_Gigantes.jpg)
Mentes perigosas (1995) – Conta a história de uma ex-militar que se torna professora de inglês de uma escola pública e passa por diversos desafios.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSgQxNgQH47bsAr8rXAtzOjjtKbydQwJsJC7LCbgqDsjnUQDDwPTtmoQwOzy8F99QmACjjf6MuiH3iwnrmQtTvUWysj2G2BJpZzpGYnsbWVQHW41IjVtYV9toxxsZqC6QrZz739s_PYO7L/s320/escritores+da+liberdade.jpg)
Escritores da liberdade (2007) – Mostra os problemas psico-sócio-culturais que atingem a escola contemporânea na relação da professora de inglês e sua turma.
Frida (2002) – Biografia de Frida Kahlo, pintora surrealista.
A guerra de Canudos (1997) – Inspirada na Revolta de Canudos e na vida do sertanejo do final do século XIX.
Policarpo Quaresma, herói do Brasil (1997) – Adaptação do romance de Lima Barreto.
O importante é que o professor tenha um objetivo pedagógico que envolva o processo ensino/aprendizagem. Caso contrário, não há motivo para a inserção da linguagem cinematográfica em sala.
Comentários:
Postar um comentário